Covid-19 detona Valor aos Acionistas de +20 empresas listadas

Essa análise contempla as mais recentes informações financeiras trimestrais de 197 empresas listadas, incluindo as novatas Vamos, EspaçoLaser e HBR Realty, que realizaram IPO nesse período, assim como as projeções atualizadas de "preço alvo" dos analistas de sell-side (base 29/1/2021). A planilha completa está disponível aqui para download.


As informações do 3T20 mostraram um impacto dramático no EBITDA dos últimos doze meses para ao menos 20 empresas, como pode ser verificado na planilha de cálculo. Diversas companhias perderam valor (em muitos casos o EBITDA UDM ficou negativo e a alavancagem piorou bastante) e seus indicadores IViQ e GViQ aparecem identificados como "n/a" (não aplicável). Três setores foram particularmente impactados: Vestuário & Calçados, Varejo & Consumo, e Aviação.


Na ponta ganhadora de valor aos acionistas, nove empesas assumiram a posição de estrela nos 23 segmentos analisados. Mitre, XP, Rede D’or, Alpargatas, Ambev, Vasta, Duratex, Usiminas e Ultra foram os destaques positivos, como pode ser verificado no gráfico radar abaixo. O Sumário Executivo para Conselheiros de Administração das 197 empresas analisadas encontra-se aqui para download.

Gráfico Radar

Percentual do Market Cap Potencial e Valor aos Acionistas (29/1/2021)


O comportamento das companhias em termos de adição ou perda de valor aos investidores fica evidenciado nos indicadores IViQ e GViQ (que neutralizam as flutuações gerais de alta e baixa nos preços das ações, e capturam exclusivamente os movimentos relativos). As companhias-estrela, que possuem o maior Índice de Valor iQ (IViQ) dentre as participantes do seu segmento, encontram-se na linha de 100% do seu market cap potencial para 29/1. As demais companhias estão posicionadas no gráfico radar no percentual em que se encontram do seu potencial de valorização, caso fossem negociadas aos múltiplos das respectivas empresas-estrela.


Os segmentos que mais ganharam do Ibov (que variou -3,3% no mês de janeiro) foram Agronegócio & Álcool (+19,9pp), Tecnologia (+14,6pp), Bens Industriais & Equipamentos (+12,3pp), Papel & Celulose (+9,3pp) e Logística (+7,5pp), enquanto os que mais sofreram foram Real Estate Média-Alta Renda (-8,4pp), Concessões Viárias & Estacionamento (-6,6pp), Água, Esgoto & Tratamento de Resíduos (-5,8pp), Properties & Shoppings (-4,2pp) e Seguros (-3,6pp).


Planilhas, materiais educacionais e vídeos:

1) Baixe aqui a planilha completa com todos os cálculos e gráficos de 29/1/2021 (197 empresas)


2) Baixe aqui o Sumário Executivo para Conselheiros de Administração de 29/1/2021 (197 empresas)


3) Baixe aqui a apresentação detalhando racional e a metodologia de cálculo do Índice/Gap de Valor (IViQ/GViQ) e do Índice de Reputação Corporativa (IRiQ, incluindo o novo NPS do Investidor)


4) Assista ao vídeo com a LIVE sobre racional e a metodologia de cálculo do Índice/Gap de Valor (IViQ/GViQ) e do Índice de Reputação Corporativa (IRiQ, incluindo o novo NPS do Investidor)


5) Assista ao vídeo com o analista e sócio da Geribá demonstrando como “zerar” o Gap de Valor e qual o racional do preço potencial da ação


Comentários, dúvidas, sugestões, inclusão de empresas? Escreva para a gente!


Até o próximo post.


Rodolfo Zabisky

rodolfo.zabisky@mzgroup.com


Ressalva: os indicadores e gaps aqui apresentados têm por finalidade prover informações ao mercado em geral e não representam recomendações para e/ou solicitações de compra e venda de qualquer valor mobiliário. Eles são baseados unicamente em informações públicas (sites CVM e B3, sites de RI das companhias e sites que disponibilizam estimativas de preço alvo de analistas) estando, portanto, sujeitos a mudanças.

873 visualizações0 comentário

© 2020 MZ Insight - Valor, Reputação e Propósito

Todos os direitos reservados

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter