top of page

27/3 - Líderes em Criação de Valor aos Acionistas e Maiores Geradoras de Caixa

Atualizado: 29 de mar. de 2020

Segue a fotografia de hoje (27/3) das empresas que lideram os seus respectivos segmentos no tocante a valor aos acionistas (“companhias-estrela”). A pedidos dos leitores expandimos nossa análise de 98 para 129 empresas e aumentamos três segmentos (agora são 22). Além disso, passamos a também identificar as empresas que mais geram caixa (cash cows”) de cada setor, que no gráfico aparecem devidamente identificadas.


Para acessar e baixar o arquivo com a planilha de calculo, e todos os detalhes dos dados utilizados, acesse https://docsend.com/view/b7cc2bj.


Simples e objetivo, o Índice de Valor iQ® (IViQ) permite identificar as companhias que são negociadas com o maior múltiplo (EV/EBITDA na área identificada em azul, e P/PL na área em bege). Essas empresas estão posicionadas na linha externa do gráfico (100%). À medida que caminhamos para o centro do gráfico, aumenta o desconto que essas empresas são negociadas. As cash cows também estão identificadas e foram determinadas como aquelas com maior margem de fluxo de caixa operacional dentro de cada segmento.


Com a inclusão de mais empresas e a grande volatilidade dos mercados nesta semana, tivemos diversas alterações na posição de companhia-estrela, como por exemplo Magazine Luiza e M.DiasBranco ultrapassando RaiaDrogasil e AmBev, respectivamente, nos segmentos de varejo & consumo, e de bebidas & alimentação.


Outras ações, evoluíram significativamente em relação às companhias-estrela, reduzindo assim o Gap de Valor iQ® (GViQ), como por exemplo a São Carlos e a GOL. A primeira, em 20/7 estava sendo negociada com um GViQ de 29% em relação à Multiplan, e hoje esse gap caiu para 10%. A segunda, em 20/7 estava sendo negociada com um GViQ de 51% em relação à Azul, e atualmente esse gap reduziu para 36%.


Interessante também observar que as companhias-estrela não necessariamente são as cash cows do mercado. No segmento de saúde a Qualicorp se destaca com uma margem do fluxo de caixa operacional de 43,3%, praticamente o dobro dos dois concorrentes mais próximos (Hypera e Fleury), enquanto a Direcional no segmento de incorporadoras & construtoras econômicas tem uma margem do fluxo de caixa operacional de 16,5%, mais de quatro vezes superior à do concorrente mais próximo (a Tenda).


Acreditamos que vocês já conhecem a Matriz BCG (vacas leiteiras, estrelas, abacaxis e interrogações), não?


Conheça mais sobre as atuais estrelas e vacas leiteiras baixando o arquivo com a planilha de cálculo, e todos os detalhes dos dados utilizados, acesse https://docsend.com/view/b7cc2bj.


Qual sua opinião? Deixe seu comentário. Até sexta que vem.


Ressalva: os indicadores e gaps aqui apresentados têm por finalidade prover informações ao mercado em geral e não representam recomendações para e/ou solicitações de compra e venda de qualquer valor mobiliário. Eles são baseados unicamente em informações públicas (sites CVM e B3, sites de RI das companhias e sites que disponibilizam estimativas de preço alvo de analistas) estando, portanto, sujeitos a mudanças.

2.055 visualizações0 comentário
bottom of page