top of page

GOL, Estapar, Braskem, Dasa, MRV e Vale lideram em Valor aos Acionistas

A análise de valor aos acionistas de hoje contempla 149 empresas, incluindo duas novatas: AES Tietê e Estapar (que iniciou negociações hoje na B3 após conclusão do seu IPO).


Apesar do recuo de 3,4% do Ibovespa nessa semana (8/5 a 15/5), GOL e MRV confirmaram suas evoluções contínuas e assumiram como empresas-estrela, superando Azul e Tenda respectivamente. Estapar, Braskem, Dasa e Vale também assumiram como líderes nos seus respectivos setores.


Gráfico Jacaré

Adição e Redução de Valor aos Acionistas (8/5 a 15/5)


No gráfico jacaré (acima) estão identificados os movimentos de adição e diminuição de valor aos investidores no período de 8/5 a 15/5. O jacaré de “boca fechada” representa as companhias que adicionaram valor aos seus acionistas. O jacaré de “boca aberta” representa as empresas que diminuíram valor aos acionistas.


Locaweb (+22,6 pp), Totvs (+17,0 pp), GOL (+16,1 pp), Klabin(+14,4 pp), Linx (+12,5 pp) e Iguatemi (+10,0 pp) foram os destaques positivos da semana, enquanto Stone (-31,5 pp), São Carlos (-24,6 pp), Cosan (-23,2 pp), CCR (-22,9 pp), PagSeguro (-21,6 pp) e Ecorodovias (-19,9 pp) foram os destaques negativos do período.

Seis empresas assumiram a posição de empresa-estrela nessa semana (GOL, Estapar, Braskem, Dasa, MRV e Vale), que estão identificadas com os respectivos logotipos. As demais 17 empresas-estrela estão no centro do gráfico jacaré e na linha de 100% dos respectivos market caps potenciais no gráfico radar.


E, por último, o gráfico radar abaixo posiciona as 149 empresas nos respectivos 23 setores em relação às empresas-estrela (na linha de 100% do market cap potencial em 15/5). As demais empresas estão identificadas em suas respectivas percentagens potenciais de market cap. A planilha completa com todas as empresas, que por motivo de espaço e proximidade do centro do radar não aparecem identificadas graficamente, contem os posicionamentos de todas as 149 empresas.

Gráfico Radar

Percentual do Market Cap Potencial e Valor aos Acionistas (15/5)


Conheça mais sobre as atuais empresas-estrelas, vacas leiteiras e pagadoras de dividendos baixando a planilha de cálculo e todos os detalhes do Índice de Valor (IViQ) de 149 empresas agrupadas em 23 setores, assim como os respectivos Gaps de Valor (GViQ), market cap potencial e preço de ação potencial para zeramento do Gap de Valor.

Comentários, dúvidas, sugestões, inclusão de empresas? Escreva para a gente no e-mail ou WhatsApp na assinatura abaixo.

Até a próxima semana


Rodolfo Zabisky

+55 (11) 98591-9685


Ressalva: os indicadores e gaps aqui apresentados têm por finalidade prover informações ao mercado em geral e não representam recomendações para e/ou solicitações de compra e venda de qualquer valor mobiliário. Eles são baseados unicamente em informações públicas (sites CVM e B3, sites de RI das companhias e sites que disponibilizam estimativas de preço alvo de analistas) estando, portanto, sujeitos a mudanças.

522 visualizações0 comentário
bottom of page