top of page

20/3 - Empresas Líderes em Valor a seus Acionistas e "Gaps" para as demais Companhias

Atualizado: 28 de mar. de 2020

A MZ, por meio do seu braço de consultoria estratégica (MZ Insight), passa a disponibilizar semanalmente (às sextas-feiras, após fechamento do pregão na B3) uma fotografia das empresas que lideram os seus respectivos segmentos no tocante a valor aos acionistas (“companhias-estrela”). Essa primeira análise contempla 98 empresas de 19 setores econômicos.


Para gerar o gráfico abaixo utilizamos dois indicadores simples. O primeiro, o índice de valor iQ (“IViQ”), que é calculado de um gráfico que tem nos seus eixos: (i) o múltiplo atual de cada empresa (EV/UDM EBITDA, para os setores em azul, e P/PL mais recente, para os setores em verde); e (ii) o upside da ação (preço alvo médio dos analistas sobre preço da ação). O segundo indicador, o gap de valor iQ (“GViQ”), é a base para esse gráfico abaixo e representa o desconto em relação às companhias-estrela.




A interpretação do gráfico é bastante direta. As 19 companhias que estão na parte externa (linha dos 100%) são aquelas que mais entregam valor a seus acionistas (possuem o maior múltiplo relativo). À medida que caminhamos para o centro do gráfico, aumenta o desconto que essas empresas são negociadas.


Por exemplo, a JHSF (JHSF3) negociava em 20/3 com um múltiplo real (IViQ) de 0,49, enquanto a EZTEC, companhia-estrela do segmento de real estate, negociava na mesma data com um IViQ de 1,03. O GViQ da JHSF nesta data era de 53%. Como o gráfico coloca EZTEC como 100%, a representação é “1-GViQ”, portanto JHSF está a 47% do seu potencial de valor.

Em valores, isso significa que a capitalização de mercado da JHSF, que em 20/3 era de R$2,2 bilhões e que estava a 47% do seu potencial em relação à companhia-estrela (EZTEC), como pode ser observado no gráfico, teria potencial de crescer para R$4,7 bilhões e JHSF tivesse o mesmo IViQ da EZTEC.


Mais informações, acesso à planilha de dados, comentários ou sugestões de inclusões de novas empresas, inclusão de e-mail para recebimento de atualizações semanais no seu e-mail cadastre-se/acesse www.mzinsight.com


Ressalvas: os indicadores e gaps aqui apresentados têm por finalidade prover informações ao mercado em geral e não representam recomendações para e/ou solicitações de compra e venda de qualquer valor mobiliário. Eles são baseados unicamente em informações públicas (sites CVM e B3, sites de RI das companhias e sites que disponibilizam estimativas de preço alvo de analistas) estando, portanto, sujeitos a mudanças.

99 visualizações0 comentário
bottom of page